Trader gráfico e trader de robots são dois tipos de analistas técnicos: Neste texto iremos explicar a diferença entre os dois.
Trader Gráfico e de Preço
O primeiro tipo de analista técnico é o que se preocupa inteiramente com a análise de gráficos e do preço. O que caracteriza este analista não é tanto se o mercado exige ou não exige um determinado comportamento constante para ele entrar em compra ou em venda num exato momento. Mais do que um modelo concreto e permanente, o trader de gráfico prefere analisar contextualmente as movimentações do preço. Executa ordens de compra e de venda depois dessa análise feita.
Este tipo de investidor deixa ainda muita da decisão de negociação à sua subjetividade. Não é auxiliado por nenhum tipo de padrão mecanizado. O cálculo do risco é de sua inteira responsabilidade. Assim como é a gestão das suas emoções.
Trader de Robots
Com o desenvolvimento das plataformas de trading e dos conhecimentos sobre como mecanizar sistema de investimento, surgem estratégias baseadas exclusivamente em automatismos. Ou seja, começa a surgir a possibilidade de desenvolver programações automáticas de uma determinada estratégia.
A grande vantagem deste tipo de inovação é que passou a retirar do trading toda a dimensão de subjetividade e emoção que lhe é inerente. Um dos principais problemas de muitos investidores é a sua incapacidade de gerir bem as suas posições – com um risco constante e com uma estratégia constante – e a incapacidade de gerir as suas emoções antes, durante e depois da execução.
Com o aparecimento dos robots estes dois problemas são eliminados inteiramente.
Existem igualmente duas tendências nesta questão de robots. A primeira deixa o robot funcionar independentemente da ação humana. O robot irá ser programado para operar em todas as condições de mercado.
Uma segunda tendência prefere que apenas sejam desenvolvidos determinados passos da estratégia e a gestão manual ou o controlo e execução de ordens de compra ou de venda são geridas pelo trader.