Um dos debates mais divisórios do mercado forex é o debate entre o que conta mais na análise das volatilidades diárias deste mesmo mercado: se a análise técnica ou a análise fundamental/fundamentalista. É um debate que quando assume contornos de exclusão mútua é bastante improdutivo.

Análise Técnica e Fundamental: 4 Tipos de Postura

Fundamentalistas Técnicos

O primeiro tipo de postura pode ser denominado por fundamentalismo técnico. Para este tipo de pensamento, a análise fundamental não deve ter qualquer lugar na interpretação do forex. O forex torna-se uma espécie de misticismo técnico.

As críticas normalmente apontadas por este tipo de traders têm a ver com a importância das notícias no mercado. Por não existir racionalidade nenhuma no comportamento previsível de notícias, os fundamentalistas técnicos retiram qualquer relevância à abordagem fundamental.

Não sendo relevante qualquer respeito pelos fundamentos racionais e macroeconómicos do mercado, esta interpretação apenas fica centrada nos preços e conclui que tudo o que move o forex são padrões gráficos e técnicos.

Análise Técnica Aceita o Fundamentalismo

Um segundo tipo de interacção entre fundamentalistas e analistas técnicos é a aceitação por parte dos últimos da necessidade de entender padrões técnicos como sendo também derivados de fundamentos macroeconómicos.

Este tipo de traders, apesar de basearem toda a sua análise do mercado em padrões técnicos que dão ordens de entrada e saída, aceitam que para o funcionamento de mercado são necessárias micro-estruturas racionais e lógicas.

O preço não atinge determinado valor apenas por razões técnicas, deste modo. O fundamento para um determinado preço atingir um determinado valor obedece a racionalidades fundamentais que – apesar de não respeitadas – não deixam de existir.

Com o tempo, o trajeto de traders que estão meramente preocupados em análise técnica é aceitar este facto e começarem igualmente a caminhar para se inteirarem melhor dos fundamentos das movimentações.

Fundamentalismo Necessita de Análise Técnica

Uma reforma começou a verificar-se neste radicalismo. Uma outra postura olha para padrões de preços diários e percebe que existem fundamentos técnicos que alimentam padrões de comportamento. Ao aceitar este princípio abre caminho a uma postura mais racional de integração.

Este tipo de abordagem da análise fundamental aceita que a análise fundamental para ser consolidada eficientemente tem necessariamente de ter um suporte técnico. Mais concretamente, as entradas, saídas e posicionamentos de stop loss obedecem ao rigor de estratégias técnicas.

Cada trader irá ter a sua própria interpretação de qual deve ser esse momento, mas a verdade é que sem a abordagem técnica uma boa posição no mercado nunca será consolidada.

Fundamentalismo Económico

A última postura é de absoluto fundamentalismo económico. Segundo os adeptos deste tipo de posição, a análise técnica funciona como um tipo de misticismo sem utilidade. As volatilidades dos mercados obedecem meramente a predisposições fundamentais ou fundamentalistas e é nessas razões que devemos encontrar tudo o que de mais sábio existe no forex.

Mergulhar profundamente nos fundamentos que regem a análise fundamental é a única preocupação deste tipo de investidores. As suas estratégias de entrada e saída no mercado obedecem, deste modo, exclusivamente a percepções macroeconómicas de movimentos de preços. Os preços obedecem a uma racionalidade própria – e essa racionalidade deve ser compreendida.

Segundo os defensores desta teoria, os mercados tendem ao equilíbrio orgânico e a obedecer a restritas regras de funcionamento onde o único resultado previsível é que respeitarão princípios e lógicas harmoniosas e corretas.

A teoria da racionalidade absoluta de mercados foi, no entanto, sendo contrariada por outro tipo de abordagem fundamental. E é sobre ela que vamos falar a seguir.

A Metodologia da Escola Trading

Na Escola Trading aceitamos o papel das duas escolas de pensamento. Não acreditamos que é exclusivamente na abordagem racional do mercado que devemos acreditar nem exclusivamente no misticismo da tecnicidade. Os preços obedecem diariamente a lógicas técnicas mas são também movidos por razões fundamentais. A Escola Trading assenta a sua metodologia de interpretação na segunda postura.