A analise técnica ou analise gráfica é o tipo de análise que se baseia nos movimentos passados do mercado, como preços históricos, para que através desses dados se possa prever a direção e os principais pontos que o mercado pode chegar. Obviamente, nunca conseguimos prever com total certeza.

Características de uma Análise Técnica

Junto com essa analise de preço e volume usada pelos analistas técnicos, são usados também indicadores matemáticos ou indicadores técnicos.

Estes indicadores podem ser divididos em rastreadores de tendência como as Médias Móveis, osciladores como o estocástico, indicadores de volumes como o on balance volume entre tantos outros.

Esta análise e estas ferramentas usadas num gráfico em tempo real servem para que o trader possa abrir as suas negociações de compra e de venda de determinado par de moeda, assim como identificar também os pontos de entrada e de saída das operações, tanto em operações vencedoras como perdedoras.

A análise técnica é usada pela maioria dos especuladores e também pode ser associada à análise fundamental.

Um dos pontos negativos da análise técnica é que em alguns casos, o trader iniciante faz uso de muitos indicadores técnicos o que pode ser prejudicial, pois muitos indicadores em simultâneo podem detectar ruídos no mercado e dar entradas falsas, assim como apontar direções diferentes.

Devemos então trabalhar com um gráfico o mais simples possível, entender o indicador que se está a usar e fazer o uso correto da análise técnica. Respeitar sempre indicadores como o suporte, resistência, linha de tendência entre outros.