Quando pensamos em negociar robots temos que ter atenção que são precisos um conjunto de componentes que farão uma estratégias ter mais eficácia. E isto principalmente se queremos negociar em timeframes mais pequenas e com lucros mais rápidos. Vamos resumir como construir esse aparelho de negociação.

Negociar Robots de Scalping

Conectividade

O primeiro elemento importante quando pensamos em negociar é a questão da conetividade. É importante tirar partido de todas as oportunidades que estão disponíveis no mercado e a primeira é negociar deficiências desse mesmo mercado. Deste modo, ter plataformas que consigam comparar diferentes tempos de acesso a dados, spreads e tempos de execução é fundamental. Principalmente conseguir ter acesso a brokers que tem tempos de acesso a dados de mercado diferentes é importante.

Ainda nesta questão de conetividade temos a necessidade de ter uma conexão rápida em relação ao provedor da liquidez. Quanto mais próximo estivermos desse provedor de liquidez mais rápido teremos acesso à informação e aos preços de mercado. Deste modo convém associar o nosso computador a uma VPS que se localize o mais próximo possível desse centro.

Um terceiro elemento importante nesta dimensão de conetividade são os próprios servidores de acesso à internet. Hoje em dia é possível associar o nosso computar a redes de servidores na cloud que tornarão esse mesma conexão mais rápida. Assim, numa situação ótima, recomenda-se a utilização deste tipo de serviço.

Execução

Mas não chega termos uma conetividade com o mercado otimizada. Devemos reduzir igualmente o tempo de acesso ao mercado quando negociamos. E aqui entra toda a dimensão da necessidade de termos contas com protocolo FIX. O que este tipo de contas permite é ter acesso direto a qualquer que seja o preço de mercado que o broker disponibiliza.

Igualmente nesta dimensão de execução temos de pensar na linguagem de programação que é utilizada na nossa EA. Quanto melhor lida ela for pela plataforma FIX/API mais rapidamente o código será executado.

Em alternativa, o trader pode optar por comprar software que transforme a plataforma MT4 em plataforma FIX.

Seja como for, ao adotar uma plataforma com protocolo FIX é desejável ou adicionar linhas de código na EA que foi utilizada ou comprar software que faça o update da plataforma MT4 para FIX.

Concluindo

Ou seja, para negociar EAs com sucesso em timeframes pequenas temos que pensar seriamente na infraestrutura que o pode permitir. Otimizar essa infraestrutura quer na dimensão de conetividade quer na de execução deve ser prioritário para quem deseja negociar deste modo.