Aqui na Escola Trading damos muita atenção às movimentações do preço. É no preço que podemos basear-nos para desenvolver estratégias de entrada e saída do mercado. Conjuntos de movimentações de preços constituem padrões de reversão e continuação, que se repetem constantemente no mercado forex.

Uma forma de desenvolver estratégias eficazes de entrada no mercado exige, deste modo, o estudo concreto de diferentes padrões de preços. Este texto irá abordar este tipo de análise técnica.

Padrões de Reversão e Continuação

Existem dois grandes tipos de padrões na análise técnica: de reversão e de continuação. padrões de reversão, como o próprio nome indica, requerem que uma determinada tendência deixe de existir e reverta no sentido contrário. padrões de continuação são todos os que ajudam na consolidação de uma tendência previamente existente.

O padrão Ombro Cabeça Ombro (link) é tido como um dos padrões de reversão mais importantes, e é precisamente ele que usamos para orientar a nossa estratégia de negociação e de estudo de reversões.

Dicas Para Investir em Padrões de Reversão

Quais as condições necessárias para que o mercado comece a reverter?

A primeira dica, que é também uma condição, é que nada é absolutamente necessário para que exista uma tendência.

Uma tendência é definida como a movimentação de preços que vai criando sucessivamente altos maiores do que os do passado e fundos mais elevados do que os passados (tendência de alta) ou fundos mais baixos do que os do passado seguidos de altos mais baixos do que os do passado (tendência de baixa).

Se não existir uma tendência e o padrão de reversão Ombro Cabeça Ombro começar a ser desenhado, então devemos ter bastante cuidado.

A segunda importante dica é que quanto mais definido é o padrão, melhor. Ou seja, quando se consegue visualmente detetar os pontos de preço identificadores do padrão, todos os traders terão uma noção mais clara do que se trata.

A terceira dica importante é que quanto maior for o padrão maior será o movimento no sentido da reversão. Os nossos objetivos de investimento devem ser traçados tendo por base a própria movimentação que este já sofreu. Assim, quanto maior é a sua dimensão, maiores serão os potenciais objetivos.