No trading existem diferentes tipos de conta que podem ser abertas em brokers. Apesar de existirem variações grandes de serviços, este texto irá tentar resumir as diferentes opções que podemos encontrar. Depois de feita esta análise, deverá colocar a seguinte questão: Qual a melhor opção para mim, trader individual?
Tipos de Conta
Apesar de algumas mais valias poderem existir em relação ao tipo de plataformas de trading que podem ser usadas e em relação ao tipo de serviços que são fornecidos, existem três elementos realmente diferenciadores nestas contas:
- Montante necessário de abertura
- Alavancagem permitida
- Tipo de comissão cobrada pelo serviço
Podemos então distinguir três tipos de conta: contas mini, contas standard e contas por comissão.
Contas mini: tentam cobrir os investidores iniciantes e, por isso mesmo, o capital exigido para a sua abertura é mínimo. O que também tende a ser menor é a alavancagem permitida ao trader na sua negociação. O trader pode igualmente optar por pagar ao broker pelo spread ou por comissões, mas normalmente são ganhos no spread que caracterizam mais estas contas.
Contas standard: já requerem um capital de abertura um pouco mais elevado e a ele vem igualmente associado a permissão para ser usada maior alavancagem. Mais uma vez o broker decide se é pelo spread ou comissão que será pago mas normalmente realça-se o spread.
Contas por comissão: enfatizam exclusivamente o custo de comissão, podendo o montante de abertura de conta variar.
Estilos de Trading e Abertura de Conta
Cabe ao trader entender qual tipo de conta se ajusta melhor à sua situação.
Imaginemos este caso: um trader que faz scalping constantemente e que entra e sai do mercado muitas vezes durante uma sessão de negociação. Este tipo de trader quer que o seu spread seja o mínimo possível uma vez que normalmente negoceia timeframes muito reduzidos. O melhor será então optar por uma conta só de comissões.
Um outro cenário: um trader que negoceia mais no médio-longo prazo, onde o valor do spread não é tão significativo para a sua negociação, pode optar pela abertura de contas que cobram mais em spread e não tanto em comissões de negociação.
No fim de contas é uma questão de matemática. Cada trader deve sentar-se e pensar qual o melhor tipo de conta para o seu estilo de negociação. Este processo demora algum tempo, no entanto, o importante na fase inicial é desenvolver um estilo de trading adequado e com resultados.
Boas Trades!